o que pode ser reciclado

E você sabe o que pode ser reciclado?

Afinal, você realmente sabe o que pode ser reciclado?

Aproximadamente 18% dos municípios brasileiros (1055 municípios) operam programas de coleta seletiva, de acordo com o CEMPRE.

Caso você esteja localizado na região sul ou sudeste do Brasil, sua percepção sobre a abrangência da coleta seletiva pode ser melhor, já que mais de 80% dos municípios que possuem programas de coleta seletiva estão nestas regiões. Ao observarmos o total de resíduos urbanos gerados pelo país, dados do IPEA apontam que apenas 13% é encaminhado para a reciclagem.

Estes dados mostram que ainda há muito o que avançar em resíduos no país. No entanto, é evidente que a Política Nacional de Resíduos Sólidos criada em 2010 é um marco legal importante que criou instrumentos robustos para o enfrentamento dos problemas ambientais, econômicos e sociais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos e os avanços que a sucederam são notáveis.

Os desafios a serem superados passam pelo destino irregular e pela falta de infraestrutura adequada para os resíduos, pelo incipiente incentivo fiscal do governo para utilização de matéria-prima reciclada, pelo acesso à informação para que produtores, prestadores de serviço e consumidores possam diminuir a quantidade de resíduo gerado e reciclem o máximo possível.

E muitas vezes a simples ação de reciclagem pode gerar várias dúvidas. Você sabe o que pode ser reciclado?

Listamos aqui alguns resíduos que comumente trazem insegurança na hora da destinação.

Podem ser reciclados: Utensílios plásticos como canetas, escovas de dente, baldes, copos plásticos, caixas de pizza, embalagem longa vida (Tetrapak), folha de alumínio, tampas de iogurte, ferramentas de metal, pregos, parafusos e chapas de raio-X.

Não são recicláveis: Papel celofane, papel vegetal, papéis engordurados, fotografias, embalagens plásticas metalizadas (como por exemplo de salgadinhos), isopor, espelhos, vidros de janelas, louças e cerâmicas, esponjas de aço, latas de tinta com borra, latas de verniz, solventes químicos, inseticidas, esmaltes, remédios e colchões.

A reciclabilidade de alguns produtos pode variar de acordo com a tecnologia existente em cada região e muitas vezes ainda que exista tecnologia para sua reciclagem, ela pode não ser viável economicamente, é o que ocorre com as embalagens plásticas metalizadas e isopor.

Vale ressaltar também, que os resíduos destinados para reciclagem devem estar limpos, caso contrário, podem sujar e contaminar todos os demais resíduos e inviabilizar a reciclagem.

E depois de saber o que pode ser reciclado, clique aqui e confira algumas dicas de como descartar o óleo de cozinha!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

E você sabe o que pode ser reciclado? was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.