óleo de cozinha

Como descartar o óleo de cozinha?

O Foodnews vem falar de um resíduo muito comum no dia a dia das cozinhas, sejam elas industriais, comerciais, ou em nossas casas: o óleo de cozinha.

O óleo de cozinha usado, aparentemente inofensivo, é um resíduo poluente que pode causar danos a água, ao solo, a organismos vivos e prejudicar, ainda, o sistema de tratamento de esgoto da sua cidade.

Isto porque, o óleo de cozinha, ao ser destinado inadequadamente, pode atingir o solo, prejudicando os microorganismos e até mesmo as plantas ali existentes, há possibilidade de atingir também o lençol freático. Nas águas, o óleo causa o desequilíbrio da população de microorganismos, levando a queda da quantidade de oxigênio disponível na água e como consequência, ocorre a morte de espécies aquáticas, como peixes, moluscos e crustáceos.

Além disso, o óleo de cozinha se despejado em pias e ralos pode ocasionar o entupimento da tubulação e a proliferação de insetos e outros animais transmissores de doenças, além da obstrução do sistema coletor de esgoto doméstico.

Vale lembrar a importância da manutenção da caixa de gordura de condomínios, empresas e restaurantes. Ela é fundamental para separar pequenas quantidades de gordura da água e evitar a obstrução das tubulações e contaminação. A caixa de gordura tem a função de segregar a gordura residual gerada na cozinha.

Dado o potencial de contaminação e a grande geração deste resíduo, várias localidades do país já possuem legislação e programas específicos que proíbem seu destino inadequado e visam estimular ações para a reciclagem do óleo.

Felizmente, hoje há muitas possibilidades para destinar corretamente o resíduo de óleo usado. Existem diversos pontos de coleta voluntária onde o óleo usado acondicionado em uma garrafa PET ou plástica tampada pode ser entregue e a sua reciclagem será realizada sem custo para o consumidor.

Restaurantes, bares e hotéis, como geram continuamente grandes quantidades do resíduo, devem contatar diretamente a empresa responsável pela coleta do material e estabelecer uma rotina de descarte.

O óleo usado coletado se transforma em novos produtos agregando valor ao resíduo. Ele pode ser utilizado na produção de biodiesel, tintas, sabão, entre outros produtos.

Abaixo, você confere alguns links que trazem locais onde o óleo de cozinha pode ser destinado e uma receita de sabão caseiro produzido a partir de óleo de cozinha.

Pontos de coleta de óleo de cozinha:

Confira também a receita de sabão do Instituto Akatu:

https://www.akatu.org.br/noticia/sabao-e-alternativa-de-reaproveitamento-do-oleo-de-cozinha-veja-a-receita/

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como descartar o óleo de cozinha? was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.