alternativas veganas

Alternativas veganas para o leite de origem animal

O Foodnews apresenta 10 alternativas veganas para substituição do leite de origem animal

Nos últimos artigos venho trazendo algumas listas com informações sobre as opções de alimentos de origem vegetal que possam substituir alimentos de origem animal (clique aqui).

O objetivo é facilitar a sua busca por alimentos para que o planejamento de sua dieta fique mais tranquilo. Muitas vezes uma das maiores dificuldades que temos dentro de uma dieta vegetariana / vegana é disponibilizar tempo para uma pesquisa detalhada, para que seja possível ter mais opções para variarmos nossos pratos do dia-a-dia.

A seguir gostaria de apresentar 10 alternativas veganas para substituição do leite de origem animal. Existem diversas dúvidas e questionamentos sendo colocados sobre a questão do uso do “leite vegetal” ao invés do leite de origem animal, principalmente na questão do fornecimento ideal de cálcio, vitamina B12 e vitamina D.

Com relação a esse ponto, podemos ficar tranquilos, pois a maior parte dos leites vegetais conseguem fornecer uma quantidade excelente de cálcio e vitaminas. O atingir das necessidades diárias poderá ser alcançado ainda mais facilmente se os leites vegetais forem preparados com água mineral que também possua um valor maior de cálcio disponível, facilitando ainda mais a dieta.

Outro ponto que não poderia deixar de mencionar seria com relação a lactose. Muitas pessoas possui intolerância ao açucar do leite de origem animal, causando desconforto e incômodo que fazem com que o leite (e todos os alimentos onde ele é utilizado como ingrediente) sejam retirados da dieta. Com o leite vegetal esse risco some por completo, e o mesmo pode ser consumido sem qualquer contra indicação para quem tem intolerância à lactose.

Gostaria também de ressaltar que o termo “leite” é utilizado de forma a definir um tipo de bebida específico devido a sua aparência. Existe atualmente uma grande discussão em diversos países onde os produtores de leite de origem animal estão exigindo que o termo “leite” seja utilizado apenas em produtos de origem animal, proibindo o uso em embalagens de produtos de origem vegetal. Até o presente momento não existe nenhuma definição legal para o assunto, portanto utilizamos o termo desse modo, pois na maior parte da literatura vegetariana e vegana é desse modo que essas bebidas estão sendo tratadas.

Vamos a nossa lista de alternativas veganas para o leite de origem animal!

1 – Leite de Soja:

Um dos produtos mais famosos desta categoria, o leite de soja é feito a partir dos grãos de soja inteiros e podem ser utilizados como substituto ao leite de origem animal não só na forma pura, mas também em receitas, café e muito mais. Normalmente possui de 3 a 4 gramas de proteína a cada 100 ml, e um volume de gordura extremamente baixo.

2 – Leite de Arroz

O leite de arroz é uma bebida perfeita para quem possui diversos tipos de alergia, além de servir também como ingredientes para diversas receitas em substituição do leite de origem animal. O leite de arroz não possui gordura saturada e oferece aproximadamente 2,5 gramas de proteínas a cada 240 ml.

3 – Leite de Aveia:

O leite de aveia é mais uma alternativa excelente para ser utilizado em receitas, bem como uma ótima alternativa para pessoas que necessitam controlar seu colesterol.

4 – Leite de Espelta ou Trigo-Vermelho

Mesmo sem conter nenhum volume de açucar, o leite de espelta ou trigo-vermelho possui um sabor adocicado, sendo excelente para o preparo de bebidas vegetarianas/ veganas que contenham café.

5 – Leite de Amêndoa

O leite de amêndoa, além de saboroso, possui uma grande concentração de gorduras monoinsaturadas (gorduras boas). Além disso, possui um sabor bem peculiar, e fornece uma alta quantidade de fibras alimentares.

6 – Leite de Avelã

O leite de avelã possui um sabor bem acentuado e é  muito utilizado no preparo de molhos e acompanhamentos. Além da alta quantidade de fibras, ele também é uma ótima alternativa para ser utilizado com café.

7 – Leite de Castanhas

O leite de castanhas é muito utilizado no preparo de receitas cozidas e assadas. Possui um sabor acentuado e fornece uma ótima quantidade de fibras e gorduras monoinsaturadas.

8 – Leite de Macadâmia

O leite de macadâmia possui um sabor incrível e, dentre todos os leites apresentados acima, é um dos que mais fornece gorduras monoinsaturadas, sendo um alimento perfeito para atletas e diversas pessoas que estejam seguindo dietas específicas onde ocorre o foco no consumo de proteínas e gorduras (como por exemplo, a dieta cetogênica).

9 – Leite de Cânhamo

O leite de cânhamo oferece uma ótima quantidade de Omega 3, fornecendo o volume de ingestão diária recomendada com apenas 500 ml. Além disso, oferece uma ótima quantidade de vitama D, vitamina E e vitamina B12.

10 – Leite de Coco

O leite de coco, assim como o leite de macadâmia, oferece uma grande quantidade de gorduras monoinsaturada, além de possuir um sabor naturalmente adocicado. Ele é muito utilizado em diversos tipos de preparos de alimentos, vitamidas e bebidas em geral.

Essa lista trouxe algumas das alternativas veganas mais comuns para a substituição do leite de origem animal dentro de uma dieta vegetariana / vegana. Em breve traremos mais artigos focados para os tipos de alimentos e alternativas veganas e vegetairanas para variar nossa dieta.

Clique aqui e saiba mais do Foodnews Vegetarianismo / Veganismo, o espaço exclusivo e dedicado ao assunto!

Até o próximo artigo!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da

Alternativas veganas para o leite de origem animal was last modified: by

Vegetariano desde 2006, estou me especializando em alimentação vegetariana / vegana através de estudos e busca do melhor conteúdo informativo para auxiliar a todos que desejam se tornar vegetariano, ou então que já são vegetarianos mas desejam aprimorar conhecimento e migrar gradativamente até o veganismo. E para os veganos, meu maior foco é o de trazer também conteúdo de alto valor para agregar conhecimento.