carne de peixe

Conheça algumas alternativas veganas para a carne de peixe

O Foodnews Vegetarianismo / Veganismo apresenta algumas alternativas veganas para a carne de peixe!

Neste artigo continuamos a série onde apresentamos diversas informações sobre alimentos vegetarianos / veganos que visam substituir diversos alimentos presentes na dieta onívora. Muitas vezes o uso dos termos “carne vegetariana” ou “carne vegana” pode causar uma impressão esquisita, ou mesmo um desconforto para muitas pessoas, mas o objetivo principal aqui é apenas oferecer uma referência lógica, nada mais.

Vale lembrar que já destacamos algumas alternativas veganas para o leite de origem animal. Clique aqui e confira!

Para muitas pessoas que estão iniciando o processo de mudança de hábito alimentar existem diversos fatores que podem ajudar ou atrapalhar o trajeto de alteração entre dietas. Dentre esses fatores, os principais estão na questão do aroma, consistência e forma dos alimentos substitutos de carne. Por esse motivo são criadas receitas que visam reproduzir esses fatores, mas com ingredientes de base vegetal.

Abaixo segue uma lista de alimentos que costumamos utilizar em dietas vegetarianas e veganas visando substituir a carne de peixe. Além dos fatores acima mencionados, existem a preocupação de garantir que essas substituições forneçam os nutrientes essenciais de maneira correta (como por exemplo, ômega 3, vitaminas e muito mais!).

1 – Algas

As algas, principalmente as algas marinhas, já são ingredientes bem conhecidos na culinária japonesa, e dentro de uma dieta vegetariana / vegana ela surge como um item de alto valor biológico, e pode ser utilizada em saladas, molhos, sopas, etc. Na substituição de carne de peixe, alga marinha pode ser utilizada para “imitar” o aroma de pratos feitos com peixe, além de fornece alta concentração de minerais.

2 – Hambúrguer Vegano de “Peixe”

O hambúrguer vegano de “peixe” é feito com proteína de soja e amido de milho e, para seu aroma específico, são utilizados a cebola em pó, salsinha e extrato de levedura. Eles podem ser feitos em quantidade maior para serem congelados, tornando o processo de preparo de suas refeições bem mais prático.

3 – Filé Vegano de “Peixe”

O filé vegano de “peixe” é feito com proteína de trigo, e seu aroma é obtido através da adição de algas marinhas. Devido a sua consistência mais rígida, pode também ser usado em ensopados, cozidos e com diversos tipos de molhos.

4 – Tiras empanadas veganas

As tiras empanadas veganas são feitas basicamente com Tofú e algas, e posteriormente empanadas para poderem ser fritas ou assadas. Fornece uma ótima quantidade de proteínas e gorduras monoinsaturadas, e podem ser utilizadas em diversos pratos ou como acompanhamento.

5 – Filé vegano de “salmão”

O filé vegano de “salmão”é feito com proteína de soja e proteína de trigo, e seu aroma é obtido através do acréscimo de algas marinhas. A coloração diferenciada é obtida com colorantes naturais e pode ser utilizado em diversos pratos devido a sua consistência mais firme.

6 – “Camarão” vegano

A substituição vegana para o camarão pode ser feita através do uso de inhame em pó. Devido a sua alta concentração de amido, o inhame em pó permite ser moldado dentro do formato desejado, conferindo consistência bem firme. O aroma é obtido através do uso de algas e temperos naturais, os quais agregados ao sabor meio adocicado do inhame, permite que o “camarão” vegano seja utilizado em paellas e diversos outros pratos.

Em breve mais artigos relacionados e bem mais detalhados sobre substituições e alimentos utilizados nas dietas vegetarianas e veganas.

O Foodnews apresenta espaço exclusivo, dedicado ao vegetarianismo e veganismo! Clique aqui e saiba mais!

Até o próximo artigo!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Conheça algumas alternativas veganas para a carne de peixe was last modified: by

Vegetariano desde 2006, estou me especializando em alimentação vegetariana / vegana através de estudos e busca do melhor conteúdo informativo para auxiliar a todos que desejam se tornar vegetariano, ou então que já são vegetarianos mas desejam aprimorar conhecimento e migrar gradativamente até o veganismo. E para os veganos, meu maior foco é o de trazer também conteúdo de alto valor para agregar conhecimento.