Prateleira de matéria prima dos fornecedores do restaurante

Por quê conhecer os fornecedores do restaurante?

Um dos segredos para uma boa receita e a consequente diferenciação do seu restaurante é a qualidade dos ingredientes que compõem os pratos. E isso está diretamente relacionado aos fornecedores do restaurante! Claro, a equipe da cozinha e os chefs são fundamentais, mas, não conseguimos fazer um bom cardápio se eles não dispõem de bons produtos, ou seja, bons fornecedores.

Nesse aspecto, a confiança no fornecedor é questão crítica, pois não estamos falando apenas de qualidade dos produtos, estamos nos referindo a segurança alimentar e satisfação do serviço de fornecimento como um todo, que vai desde a qualidade da entrega, da conformidade do produto entregue em relação a especificação do pedido, da pontualidade entre outros fatores. Por isso além de avaliar preços é importante também avaliar a qualidade global do fornecedor.

Conhecendo os fornecedores do restaurante.

Dentre os fornecedores do restaurante, sempre tem aquele que lhe garante melhores condições de pagamento, aquele que temos mais afinidade, o que entrega no prazo e o que deixa a desejar em algum ponto importante do atendimento. Mas dificilmente todas as qualidades são encontradas em um só, por isso você deve ter um histórico de todos os fornecedores do restaurante e a partir daí começar a avaliar qual realmente você quer junto de seu negócio.

Com informação, a tomada de decisão se torna mais simples.

Com a informação nas mãos você consegue negociar melhor com seus fornecedores. Mas como fazer isso?

Por exemplo, você sabe os preços de sua última compra de determinado ingrediente? E a das últimas semanas ou meses? Será que tem essa informação por produto e fornecedor? Tenho minha curva de demanda por produto e fornecedor? Sei, por exemplo, quais fornecedores me entregaram com alguma não-conformidade, seja de qualidade do produto ou da entrega? Tenho um histórico de avaliação dos meus fornecedores?

E porque tais informações seriam importantes?

A resposta está na gestão de compra. A partir dos dados de seus pedidos e fornecedores, podemos prever melhor nossas compras, negociar melhor preços e qualidade e também poder eleger os fornecedores que atendem seu perfil e necessidades baseado em informação.

Apurando os dados

Com a vida corrida dos empreendedores da gastronomia, fica difícil acompanhar todas as entregas e avaliar bem os fornecedores. Por isso escale um funcionário responsável e confiável nessa função. Para facilitar ainda mais o cotidiano no restaurante, existem plataformas no mercado que automatizam a cotação de produtos com vários fornecedores e quando no momento da entrega geram um questionário que posteriormente gera relatórios dos fornecedores, facilitando a decisão do empresário mesmo longe no negócio.

Nos relatórios você consegue saber qual o produto o fornecedor entrega, as condições dos produtos, prazo de entrega, evolução do preço do produto e ainda conferir se o preço orçado é o mesmo que aparece na nota fiscal. Tudo isso pode ser consultado online, em tempo real, pelo celular, tablet ou notebook de qualquer lugar.

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A Foodnews é parceira da Foodlogics, plataforma online de cotação de produtos. Possibilita aos restaurantes, bares e hoteis, encontrarem mais opções de fornecimento, avaliarem seus fornecedores por meio de relatórios histórico de entregas. Cadastre-se, é grátis.

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Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!