inflação de custo na cozinha

Inflação de custo na cozinha: preço da cebola e do alho

O Foodnews apresenta continuamente séries históricas de preços dos alimentos, com objetivo de mostrar a tendência da inflação de custo na cozinha. Já falamos de carnes, lácteos, grãos entre outros e agora é a vez da cebola e do alho.

O objetivo do Foodnews é orientar melhor os empresários do setor de gastronomia em relação a tendência de preços dos alimentos, visando criar parâmetros comparativos para uma melhor compra. Fique atento!

A primeira Figura abaixo apresenta o comportamento de preços da cebola, negociada no atacado paulista desde 2010, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola.

 

Fonte: Dados do IEA - Instituto de Economia Agrícola (adaptado por Foodnews)

Fonte: Dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola (adaptado por Foodnews)

 

Os preços atuais da cebola estão abaixo dos valores observados em 2010. Em outras palavras, o  e início de 2016, iriamos nos assustar com a alta da cebola.

Em 2015 os preços da cebola dispararam, fugindo ao comportamento da série iniciada em 2010. Após aquele pico, o preço voltou a cair e agora está abaixo da inflação e do valor da cebola praticado em 2010.

A quebra da oferta de cebola causou esse desequilíbrio pontual em 2015 e 2016, contribuindo para a inflação de custo na cozinha.

E o preço do alho, como evoluiu ao longo dos últimos anos? Veja na Figura a seguir.

 

Fonte: Dados do IEA - Instituto de Economia Agrícola (adaptado por Foodnews)

Fonte: Dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola (adaptado por Foodnews)

 

Analisando os preços do alho, vemos que atualmente este insumo é um dos vilões para a inflação de custo na cozinha. Desde 2010 o preço do alho mais que dobrou. Ao contrario da cebola em que os preços dispararam e caíram, os valores do alho seguem em alta.

Vamos apresentar o comportamento de preços de outros alimentos e, com isso, a inflação de custo na cozinha. Siga-nos pelo www.facebook.com/foodlogics e acompanhe as notícias, dicas de gestão e mercado e os eventos relacionados ao setor de alimentação fora do lar.

Inflação de custo na cozinha: preço da cebola e do alho was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!